O Cinefantasy, festival que explora o cinema fantástico, começa nesta terça-feira (2) no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Com uma programação gratuita que vai até o dia 14 de setembro, o evento exibe mais de 100 filmes de 30 países, privilegiando o imaginário e o impossível.
Para o diretor do evento, Eduardo Santana, o cinema fantástico serve como “um portal para outro mundo”. Ele explica que o gênero busca criar um espaço para sonhar, ter medo e provocar. “Você abre uma portinha e entra”, exemplificou, citando como inspiração o filme “Alice no País das Maravilhas”.
Destaques da Programação
O festival exibirá 110 produções, com um forte foco em filmes nacionais. Entre os longas, estão “Quando o Sangue Flui”, que mistura vampiros e antropofagia, e “Consequências Paralelas”, sobre um grupo de amigos que descobre uma máquina do tempo.
A programação também inclui diversos curtas-metragens em 12 categorias, contemplando o horror, ficção científica e a fantasia. O evento ainda dá destaque a produções dirigidas por mulheres, com narrativas queer e diaspóricas africanas. O diretor ressaltou que o cinema fantástico brasileiro tem crescido e se diferenciado das produções internacionais, incorporando elementos e símbolos nacionais.