Porto Velho (RO) – Com foco em equidade e inclusão, teve início na Escola Estadual de Ensino Médio Lydia Johnson de Macêdo o projeto AmazonTech Meninas, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) que oferece formação em tecnologia da informação e comunicação para alunas de 14 a 18 anos.
A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira (29) e foi conduzida pela juíza do Trabalho Substituta Sabina Helena S. C. Rodrigues, gerente do projeto, que ministrou o Módulo 1 – Introdução e Leitura de Mundo Digital. O evento contou também com a presença do coordenador-geral de Trabalho, Emprego e Renda do SINE-RO, Fábio de Souza Mota.
Capacitação com foco no futuro
O curso é estruturado em seis módulos e inclui mentorias femininas, trilha prática de aprendizado e encaminhamento a oportunidades de estágio e aprendizagem por meio do SINE-RO.
Segundo a juíza Sabina Rodrigues, o objetivo é despertar nas participantes a confiança para ocupar novos espaços no mercado de trabalho.
“Esperamos que elas saiam daqui mais empoderadas, sentindo-se capazes para ocupar todos os espaços que desejarem. É uma turma curiosa e cheia de potencial, e o TRT-14 quer contribuir para que tenham oportunidades reais de futuro”, afirmou.
Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Fábio Mota destacou a relevância da iniciativa.
“Falar de tecnologia com meninas da educação básica é preparar o terreno para um futuro mais justo, competitivo e inovador”, disse.
Seleção e impacto na escola
Participam do projeto 30 alunas do ensino médio selecionadas com base no desempenho escolar. A diretora da escola, Débora Macêdo, destacou a importância da iniciativa:
“Elas estão sendo vistas, valorizadas e desafiadas a sonhar mais alto. Projetos como esse ampliam horizontes e podem oferecer novas trajetórias de sucesso.”
Voz das estudantes
As alunas também compartilharam expectativas. Sara, do 1º ano, disse:
“Sei que vou usar tecnologia em qualquer profissão do futuro. Ainda não decidi minha carreira, mas quero prestar concurso público.”
Já Maria Eduarda, do 2º ano, revelou interesse em seguir na área de TI:
“Sempre gostei de design e de criar sites, mas nunca tivemos acesso a um curso assim. Agora sei que posso chegar lá.”
Conteúdo da formação
O curso está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente às competências gerais 4 e 5, que tratam do uso crítico e criativo da tecnologia. Entre os temas abordados estão:
- Programação com Scratch;
- Computação física com Arduino;
- Desenvolvimento web (HTML, CSS e JavaScript);
- Direitos digitais;
- Empregabilidade;
- Introdução prática à inteligência artificial.
Compromisso institucional
Durante o evento, as estudantes receberam camisetas da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-14, reforçando o compromisso da instituição com políticas públicas de inclusão.
A ação também integra o Planejamento Estratégico do TRT da 14ª Região (2021-2026), no Objetivo 4, que trata de inclusão e responsabilidade social.