A Energisa Rondônia registrou mais de 30 ataques de cães a leituristas e eletricistas durante o primeiro semestre de 2025, mais que o dobro dos 14 casos contabilizados em 2024. Os incidentes colocam em risco a segurança dos profissionais e podem atrasar serviços essenciais, como manutenção da rede elétrica e leitura de medidores.
A empresa reforça que, além dos ferimentos, os ataques impactam diretamente na execução dos serviços. Por isso, pede a colaboração da comunidade para prevenir acidentes com medidas simples, como manter os cães em áreas seguras durante a visita da equipe, afastar ou prender animais e avisar previamente sobre a presença de cães agressivos.
Para a coordenadora de segurança da Energisa em Rondônia, Jucilene Dias, a participação da população é fundamental. “Nosso objetivo é garantir que todos os profissionais realizem seu trabalho com segurança. Pedimos à comunidade que tome cuidados simples, como manter os animais em áreas restritas durante as visitas, para evitar acidentes. Com prevenção e atenção, conseguimos proteger tanto os trabalhadores quanto os animais”, destacou.
A empresa reforça que a prevenção e a colaboração da população são essenciais para proteger os profissionais, evitar ferimentos e garantir que os serviços essenciais de energia elétrica ocorram de forma segura e eficiente.