As mulheres têm ocupado mais o mercado de trabalho; em 2024 houve um aumento de 45,18%. As mulheres dominam mais em áreas como educação (uma grande parte), saúde e comércio.
Com isso, a mulher tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho; consequentemente, hoje as mulheres falam menos em ter filhos. Diante desses números que vêm crescendo a cada ano, decidi compartilhar um pouco sobre a minha visão.
Quem era a Priscila antes de ser mãe?
O que aprendi com a maternidade?
O que mudou depois de ser mãe?
Algumas mulheres decidem continuar com seus trabalhos e deixar seus filhos com uma babá; outras pessoas preferem deixar a carreira por um tempo ou definitivamente e se dedicar aos filhos. E por que tanto julgamento na decisão de uma mãe?
Se deixa seu filho para alguém cuidar ou até mesmo na escola, vão falar que abandona o filho ou terceiriza a educação. Se deixa de trabalhar para cuidar do seu filho e da sua família, vão falar que você é sustentada pelo marido e uma frase que já ouvi: ‘Mas você só fica em casa cuidando do seu filho e não trabalha?’ Uma mãe que cuida do seu filho 24h por dia, 7 dias por semana, pode ter certeza que é a que mais trabalha.
Primeiro, nós mulheres devemos parar de julgar umas às outras. Cada mulher escolheu o seu papel para ela; se foi ou não a melhor decisão, guarde sua opinião dentro de você.
Quando saímos para trabalhar, dói deixar seu bebezinho, ver seu filho chorando porque não quer ficar longe, chegar no trabalho e se preocupar se comeu, se tomou banho, se dormiu etc.
E a mãe que deixou sua carreira e fica com seu filho pensa também e se pergunta se um dia vai voltar a trabalhar ou ser reconhecida.
O filósofo Mario Cortella diz: “Faça o teu melhor nas condições que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda.”
Você, mãe, não se julgue, não se sinta culpada, não pense o que vão pensar de você, não tenha medo de confiar na rede de apoio.
•Who was Priscila before becoming a mother?•What have I learned from motherhood?•What has changed after becoming a mother?
