O Sebrae Rondônia promoveu, na quinta-feira (28), a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, no auditório da instituição na capital. O evento, realizado pelo Projeto Sebrae Igualdade, tem o objetivo de reconhecer mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado.
As vencedoras foram premiadas em cinco categorias: Pequenos Negócios, Microempreendedor Individual (MEI), Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Além do reconhecimento, a iniciativa oferece oportunidades de networking, capacitação e incentivo à expansão dos negócios femininos.
O diretor financeiro e administrativo do Sebrae em Rondônia, Edson Lemos, destacou a relevância do prêmio. “Foram mais de 130 inscritas no período de inscrições, e hoje celebramos cada uma de acordo com sua categoria. É fundamental reconhecer o empreendedorismo feminino e valorizar a potência das mulheres nos negócios”, afirmou.
A empresária Isabele Morgado, proprietária da marca Boto Morgado de camisetas, conquistou o 1º lugar na categoria MEI. “Estou muito feliz. O projeto do Sebrae valoriza as mulheres de negócio e fomenta o empreendedorismo feminino, mostrando o quanto temos potencial e merecemos reconhecimento. Vamos levar Rondônia para todo o mundo”, comemorou.
Maria Cristina Marques, coordenadora estadual do programa Plural do Sebrae em Rondônia, ressaltou a importância do prêmio. “As mulheres aqui presentes vêm de Porto Velho a Vilhena e contam histórias que inspiram outras mulheres. É uma oportunidade única de fortalecimento do empreendedorismo feminino em nosso estado”, afirmou.
No ano passado, a empresária e agricultora Nilcinéia da Luz, do café da Luz, em Cacoal, conquistou 1º lugar regional e 2º nacional, destacando-se como exemplo de inspiração para outras empreendedoras. “O Sebrae abriu portas para contar nossa história. É muito gratificante poder inspirar outras mulheres”, disse Nilcinéia.
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios já registrou mais de 100 mil participantes e reconheceu mais de 200 empreendedoras em nível nacional, fortalecendo a presença feminina no mercado de trabalho e no empreendedorismo em todo o Brasil.