Brasília (DF) – O Defesa Civil Alerta, sistema de monitoramento e comunicação de riscos implementado pelo Governo Federal, está transformando a prevenção de desastres no Brasil. Desde sua criação em 10 de agosto de 2024, a ferramenta já foi utilizada 425 vezes para alertar a população sobre riscos iminentes, como chuvas intensas e deslizamentos de terra.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o sucesso do projeto em sua participação no programa Bom Dia, Ministro, exibido na quinta-feira, 28 de agosto. Segundo ele, até o final de 2025, 100% do Brasil contará com o sistema de alerta precoce, abrangendo todos os estados.
“Iniciamos o processo com os estados do Sul e Sudeste no ano passado. Este ano, o presidente Lula entregou o sistema para o Nordeste. Agora, estamos capacitando o Centro-Oeste e a Amazônia, e no segundo semestre de 2025, o sistema estará disponível para todo o país. Isso é transformador”, afirmou Góes.
Sistema de alerta salva vidas e protege patrimônios
O Defesa Civil Alerta é um dos maiores sistemas de alerta precoce do mundo, posicionado entre os cinco primeiros em termos de proteção à vida e ao patrimônio. O ministro destacou que a ferramenta tem sido fundamental para salvar vidas e reduzir os impactos de desastres naturais, como o exemplo de Angra dos Reis (RJ), que utilizou o sistema em 2024.
“Em Angra dos Reis, utilizamos o sistema com planos de contingência, sinalização e orientações para a população saber como se deslocar para locais seguros”, contou Góes.
Parceria com a mídia e expansão nacional
O programa Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a participação de Waldez Góes, jornalistas de várias regiões do país, incluindo Portal News Rondônia (Porto Velho/RO), Rádio Cultura (Belém/PA) e Portal A Crítica (Manaus/AM), acompanharam as atualizações sobre o sistema.
O futuro da prevenção no Brasil
Com a expansão do Defesa Civil Alerta, o Brasil se prepara para enfrentar desastres naturais com uma comunicação mais eficiente e um sistema de alertas cada vez mais integrado em todo o território nacional.