O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova estimativa populacional que revela a presença de 15 cidades no Brasil com mais de 1 milhão de habitantes. O levantamento, referente a 1º de julho de 2025, aponta que esses municípios concentram 42,8 milhões de pessoas, ou seja, um em cada cinco brasileiros. Entre as 15 cidades, apenas Guarulhos e Campinas, ambas em São Paulo, não são capitais.
A estimativa mostra que o Brasil alcançou 213,4 milhões de habitantes, um crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. A cidade de São Paulo lidera o ranking com 11,9 milhões de pessoas, o que a colocaria como o quarto estado mais populoso do país, se fosse uma unidade federativa.
O IBGE também observou que cinco capitais perderam população entre 2024 e 2025: Salvador, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e Natal. Segundo o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, esse fenômeno está ligado à conurbação, com as pessoas se mudando para cidades vizinhas dentro de suas regiões metropolitanas.
Maiores e menores cidades do Brasil
Das 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, as cinco primeiras são:
São Paulo (11,9 milhões)
Rio de Janeiro (6,7 milhões)
Brasília (3,0 milhões)
Fortaleza (2,6 milhões)
Salvador (2,6 milhões)
Enquanto as grandes metrópoles crescem, o Brasil também possui 26 cidades com menos de 1,5 mil habitantes. Dentre elas, quatro têm menos de mil moradores: Serra da Saudade (MG), Anhanguera (GO), Borá (SP) e Araguainha (MT).
A estimativa populacional do IBGE serve como base para o Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo dos valores do Fundo de Participação de Estados e Municípios. O instituto projeta que a população brasileira continuará a crescer até 2041, atingindo 220,43 milhões de pessoas, antes de começar a encolher a partir de 2042.