Depois de concluir a pavimentação da avenida Calama, no bairro Lagoa Azul, zona Leste da capital, a Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta semana a colocação de meio-fio e a construção de sarjetas para reforçar a conservação da via. O trabalho é executado por empresa terceirizada e fiscalizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com o secretário Thiago Cantanhede, a obra corrige um problema histórico da região. “É uma obra que já tínhamos feito cinco tapa-buracos, já tínhamos gastado várias vezes com massa asfáltica e os buracos não paravam de aparecer, pois a base não era boa. Chegamos a cavar 1,30 metro de profundidade para que pudesse ser feita uma base para receber o asfalto. A nossa intenção agora é que, pelo menos, nos próximos dois anos, não precisemos fazer manutenção na via”, afirmou.
O serviço faz parte de um planejamento estratégico da atual gestão, que prioriza locais com histórico de problemas estruturais. Nesse trecho da Calama, o solo foi totalmente refeito: houve retirada do barro inadequado, recomposição da base com material apropriado, terraplanagem e aplicação de imprimação antes do asfalto definitivo.
Segundo a Seinfra, a instalação de meio-fio e sarjetas é essencial para direcionar o fluxo da água da chuva, evitando alagamentos e aumentando a durabilidade do pavimento. Além disso, está em andamento a obra de drenagem e alargamento do canal da região para reduzir os impactos do período chuvoso.
“A conclusão desse trecho deve ocorrer em cerca de dez dias. Em seguida, vamos avançar para outro trecho da Calama, bem maior, para aplicar o mesmo processo. É um trabalho eficaz e que vai fazer toda a diferença no dia a dia da população”, concluiu Cantanhede.
A Prefeitura de Porto Velho reforça que as ações de infraestrutura seguem em andamento em diversos bairros, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais qualidade de vida aos moradores.