Na manhã de terça-feira (26), a equipe do Cras Elizabeth Paranhos, vinculada à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), realizou atendimento aos idosos da Casa do Ancião – São Vicente de Paula, em Porto Velho, com foco na atualização do Cadastro Único (CadÚnico).
O objetivo foi oferecer um atendimento de qualidade em ambiente seguro, evitando o deslocamento dos idosos até a central do Cadastro. Ao todo, 13 residentes foram atendidos, todos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e cadastrados de forma unipessoal.
“Nosso agradecimento à Casa do Ancião pela oportunidade de oferecer esse serviço, contribuindo para o acompanhamento integral dos idosos e promovendo dignidade, bem-estar e acesso aos recursos da comunidade”, afirmou Luciana Nascimento, coordenadora do Cras Elizabeth Paranhos.
A Casa do Ancião – São Vicente de Paula é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) mantida pelo governo de Rondônia, administrada pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). A unidade oferece proteção social a idosos vítimas de negligência, maus-tratos ou outras situações de vulnerabilidade.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a principal ferramenta de identificação de famílias de baixa renda no Brasil, servindo como porta de entrada para mais de 30 benefícios sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, ID Jovem e o BPC.
Podem se cadastrar famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759 em 2025) ou renda total de até três salários mínimos, além de pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
O cadastro deve ser feito presencialmente em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na Central do Cadastro Único da Semias, com atualização obrigatória a cada dois anos ou quando houver alterações familiares.
Endereços e contatos dos Cras e Central do Cadastro Único estão disponíveis no site da Prefeitura de Porto Velho e também podem ser consultados diretamente nas unidades de atendimento.