O Ministério da Saúde selecionou 501 médicos especialistas para atuar em localidades com carência de profissionais, por meio do programa Agora Tem Especialistas. Os profissionais serão distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, com prioridade para regiões que apresentam maior déficit de especialistas.
Na Região Norte, serão alocados 66 médicos, contemplando todos os sete estados. O destaque é o Pará, com 27 profissionais; Roraima, 12; Amazonas, 10; Rondônia, 7; Acre, 5; Tocantins, 3; e Amapá, 2.
Do total de selecionados, 67% reforçarão atendimentos no interior do país em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, ampliando o acesso à saúde e reduzindo a necessidade de deslocamentos para grandes centros urbanos. Entre os profissionais, 25,7% atuarão em áreas de alta ou muito alta vulnerabilidade, 20% na Amazônia Legal e 9% em regiões de fronteira.
Esta é a primeira chamada do edital inédito do programa Agora Tem Especialistas, que pela primeira vez seleciona médicos já especialistas para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Com média de 12 anos de experiência, os profissionais irão reforçar o atendimento em 258 unidades de saúde, incluindo hospitais, policlínicas e centros de apoio diagnóstico. O início das atividades está previsto para setembro de 2025.