Luz, câmera, ação! Assim começou a programação do Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – FICAR (2ª edição), nesta segunda-feira (25), em Guajará-Mirim (RO). Alunos e professores da EEEMTI Simon Bolívar e da EEEF Capitão Godoy participaram da abertura, com a exibição de 12 curtas-metragens brasileiros, entre eles três produções rondonienses.
O festival busca democratizar o acesso ao cinema entre crianças e adolescentes, valorizando produções audiovisuais nacionais e incentivando a formação de um olhar crítico sobre diferentes realidades. Realizado pela Associação Ambientalista Verde Vida, o evento conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, em parceria com o Governo de Rondônia e o Ministério da Cultura.
Entre os filmes exibidos estavam Mãe e Relacionamentos (Eliane Muniz Gordeeff), Pororoca (Fernanda Roque), Meu nome é Maalum (Eduardo Lurnel), Planeta Fome (Édier William) e Nazaré: do verde ao barro (Juraci Júnior).
Para os estudantes, a experiência foi inesquecível. Caio Gabriel, da escola Simon Bolívar, destacou: “Foi algo incrível, nos tirou da rotina. Para mim, os filmes retratam a realidade do Brasil e do mundo. Um dos meus favoritos foi o Planeta Fome.”
Já Isaque Mendes, da Capitão Godoy, ressaltou a importância da novidade: “O festival foi uma surpresa, e seria muito bom ter contato com esse tipo de atividade muitas outras vezes.”
Professores também comemoraram a iniciativa. Adriana Kerley, docente de Arte, afirmou que o cinema dentro da escola desperta o senso crítico e ajuda no aprendizado. Já a diretora Elka Sheila lembrou a relevância cultural: “Nossa região ainda enfrenta fragilidades na área da cultura. Receber esse projeto aqui é uma conquista, pois faz muita diferença no ambiente escolar.”
Segundo Izadora Jemima, diretora da Verde Vida e coordenadora do festival, a segunda edição reforça a missão de aproximar os jovens do audiovisual. “O FICAR é essencial para difundir o cinema de animação feito em Rondônia e, ao mesmo tempo, oferecer às escolas uma ferramenta pedagógica. Esse resultado só foi possível graças ao fomento da Lei Paulo Gustavo.”
Programação do FICAR 2025
-
26/08 – Nova Mamoré (EEEFM Salomão Silva) – Exibições nos turnos manhã e tarde.
-
27/08 – Porto Velho (Escola Oswaldo Piana) – Oficina de Pixilation (manhã) e sessões de filmes.
-
28/08 – Porto Velho (EMEF Estela de Araújo Compasso) – Exibições de animações.
-
29/08 – Porto Velho (Escola Estudo e Trabalho) – Sessões no turno da manhã e, à tarde, roda de conversa com cineastas rondonienses e homenagem ao animador Marcos Magalhães.
O FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia segue até o dia 29 de agosto, levando oficinas, debates e exibições gratuitas para estudantes de escolas públicas da região.
📲 Acompanhe nas redes sociais: @ficarfestival