Entre os dias 19 e 22 de agosto, agentes de endemias dos municípios de Jaru e Theobroma, em Rondônia, participaram de uma capacitação voltada ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O treinamento foi promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), e abordou práticas de taxonomia do mosquito, métodos do levantamento entomológico LIRAa/LIA e utilização do Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD).
Os agentes de Jaru, convocados recentemente via concurso público, receberam instruções sobre o preenchimento correto do SisPNCD, identificação em laboratório das formas imaturas das espécies coletadas e uso adequado de bombas e UBV costal motorizado para pulverização.
Segundo a secretária de saúde de Jaru, Jaíne Barboza, a capacitação é essencial para o início da temporada de combate ao mosquito.
“Estamos iniciando a época de combate ao mosquito da dengue, por isso é essencial ter nossa equipe bem treinada e com todo o conhecimento necessário para realizar seu trabalho em campo e também os trâmites internos”, afirmou.
A ação reforça o compromisso das prefeituras com a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e o fortalecimento das equipes de saúde para atuação eficiente no território.