Ao todo, 61 casais disseram “sim” em uma celebração no último sábado (23), no primeiro casamento comunitário realizado pela Defensoria Pública do Estado, com apoio da Prefeitura de Porto Velho e cartórios, Senac e outros parceiros.
A celebração contou com cerca de 600 pessoas, e foi marcada por música da banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia e apresentação do cantor e tecladista Charles Kazan.
Sandra Rodrigues e Ricardo Rodrigues esperaram nove anos para oficializar a união. O relacionamento começou quando ela era vizinha do futuro marido. Sandra lembra que bastou um primeiro encontro para que a relação se tornasse definitiva. “Ele foi dormir na minha casa e nunca mais foi embora”, contou, ao recordar a trajetória que agora ganha registro em cartório.

Outra história vem de Maria de Nazaré e Flademir Carvalho. Juntos há 29 anos, criaram quatro filhos e construíram uma família sólida. A filha do meio, Maria Gabriela, de 21 anos, se emocionou ao ver os pais realizarem o sonho antigo. “Eles sempre quiseram casar. Já tentaram outras vezes e não deu certo, mas hoje finalmente conseguiram. É uma inspiração pra mim e pros meus irmãos”, afirmou.
Entre os recém-casados também estão Alessandra Barbosa e Matheus Souza da Silva. Ela, professora; ele, acabador de mármore. O casal se conheceu após um período difícil para Alessandra. “Eu tinha dito que não queria saber de casar, mas quando vimos já estávamos morando juntos. Construímos nossa casa e hoje oficializamos essa vida que já dividíamos”, contou.
Cada casal teve direito a quatro convidados e recebeu gratuitamente toda a estrutura, incluindo certidões. Mais de 80 casais se inscreveram para participar, mas 61 formalizaram a união. O casamento comunitário representa mais do que uma cerimônia, é a consolidação da cidadania.

“É a consolidação da cidadania dessas pessoas, que agora têm a certidão de casamento em mãos, sem custo algum, garantida pela Prefeitura com apoio de quatro cartórios parceiros e diversas instituições”, disse.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, também participou da celebração. “Hoje celebramos o amor e a união de mais de 60 casais. Isso é segurança jurídica e a condição de formarem um núcleo familiar, de onde vai emanar amor, orientação, educação e disciplina. Uma estrutura familiar bem consolidada é a garantia de uma sociedade mais próspera. Ficamos muito felizes em realizar o casamento comunitário mais bem organizado da história da cidade, em um local harmonioso e com toda a pompa que requer um momento tão especial”, declarou.
Para a gestão municipal, a iniciativa fortalece políticas públicas em diversas áreas, como educação e segurança. A celebração contou com assinatura de documentos, bênção oficial e a participação da comunidade, que transformou o espaço em um grande encontro de histórias e recomeços.