erca de 29,5% dos 77 milhões de domicílios brasileiros, ou seja, três em cada dez, não têm ligação com a rede geral de esgoto. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE, mostram que, embora a situação tenha melhorado um pouco em relação a 2019, quando 32% dos lares estavam sem ligação, as desigualdades regionais ainda são grandes.
A pesquisa aponta que a Região Sudeste tem a melhor cobertura, com 90,2% dos domicílios conectados à rede geral. Em contraste, as piores condições estão no Nordeste e, principalmente, no Norte, onde apenas 31,2% dos lares têm acesso ao serviço. Entre os estados, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão no topo do ranking, enquanto Piauí, Amapá, Rondônia e Pará apresentam as piores proporções.
Abastecimento de água e coleta de lixo
O levantamento do IBGE também analisou o abastecimento de água e a coleta de lixo. No país, 86,3% das residências recebem água pela rede geral. Novamente, as regiões Norte e Nordeste registram os piores índices. Rondônia se destaca negativamente como o único estado onde menos da metade (47,4%) dos domicílios é abastecida pela rede geral.
Quanto à coleta de lixo, 86,9% dos lares brasileiros são atendidos. No Norte e no Nordeste, a prática de queimar o lixo na propriedade é mais que o dobro da média nacional. O estudo também mostrou uma melhora na qualidade estrutural das casas no Norte, com um aumento na proporção de residências com paredes de alvenaria e pisos de cerâmica.