A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), anunciou que a partir do próximo domingo (24), um trecho da avenida Anysio da Rocha Compasso — conhecida como Estrada da Penal — voltará a funcionar em mão dupla.
A alteração compreende o trecho entre a rotatória da avenida Tiradentes com a avenida Prefeito Chiquilito Erse, passando em frente ao 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, até a rua do Contorno. Atualmente, esse segmento opera em mão única. A expectativa é que a mudança traga mais fluidez ao trânsito da região.
Planejamento e estudos prévios
As alterações no trânsito começaram em fevereiro de 2025, após estudos da Semtran, que implantou a rotatória no cruzamento das avenidas Tiradentes, Chiquilito Erse (Rio Madeira) e Engenheiro Anysio da Rocha Compasso. O objetivo, segundo a secretaria, foi reduzir acidentes e garantir mais segurança.
O secretário Iremar Torres de Lima explicou que a medida atende à demanda da população, especialmente de empresas e escolas da localidade.
“A gente entendeu que era possível devolver o tráfego de mão dupla. Para isso, foi necessário implantar um sistema mais dinâmico que o semáforo, no caso a rotatória. Após os estudos, percebemos que o trânsito ganhou mais fluidez e, por isso, decidimos ampliar a mudança para esse trecho que era mão única”, afirmou.
Orientação aos motoristas
De acordo com a Semtran, no sentido bairro-centro serão três vias, incluindo uma faixa de direita livre. Já no sentido centro-bairro, haverá apenas uma via até a lombada em frente ao Corpo de Bombeiros. A partir desse ponto, a rua seguirá com duas vias normalmente.
“A implantação será feita no domingo pela manhã, quando o fluxo é mais tranquilo. Nossas equipes estarão na região antes, durante e depois da mudança, para orientar os condutores até que todos se adaptem”, finalizou o secretário.