O governo de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (21), a entrega de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 30 catadores de materiais recicláveis de Rolim de Moura. Já nesta sexta-feira (22), mais 18 trabalhadores de Pimenta Bueno também serão contemplados.
A ação integra o projeto Rondônia Recicla, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). O programa busca garantir melhores condições de trabalho, inclusão social e aumento da produtividade dos profissionais, alinhando sustentabilidade à economia circular.
Essa foi a terceira entrega realizada neste ano. A primeira ocorreu em maio, durante a Rondônia Rural Show Internacional, e a segunda em 7 de agosto, em Porto Velho, na Vila Princesa.
Segundo o governador Marcos Rocha, ao menos 2 mil catadores devem ser beneficiados até setembro. “Esses trabalhadores exercem papel fundamental para a diminuição da poluição e preservação do meio ambiente, evitando que os materiais recicláveis sejam destinados a lixões ou aterros sanitários”, destacou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, lembrou que a medida busca dignificar a profissão. “Pesquisas apontaram que muitos atuavam em condições precárias, sem proteção. A entrega dos kits garante mais segurança e reconhecimento ao trabalho que realizam”, afirmou.
Participação
Para receber os equipamentos, o trabalhador precisa ter 18 anos ou mais, estar vinculado a associações ou cooperativas. Catadores autônomos também podem participar, desde que inscritos no CadÚnico como profissionais de reciclagem. O investimento do estado para aquisição dos kits foi de R$ 775.180,00.
Composição do kit EPI
-
6 máscaras respiratórias
-
1 avental de PVC forrado
-
1 abafador de ruído
-
1 protetor auricular tipo concha
-
2 óculos de segurança
-
2 calças brim leve com faixa refletiva
-
1 colete sinalizador com faixa fluorescente
-
1 camiseta manga longa
-
1 botina de segurança
-
2 luvas anticorte
-
1 chapéu árabe com protetor de pescoço