O projeto social Moldando Talentos, desenvolvido pela Associação do Observatório Socioambiental, será um dos destaques do 8º Evento Cultural da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (FUNCER). A programação acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto, e 5, 6 e 7 de setembro, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho.
Com aulas gratuitas de balé para cerca de 30 crianças da comunidade de Nova Mutum Paraná, o grupo apresentará o espetáculo “Sonhos de Luz” no dia 7 de setembro. A entrada será 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a comunidades carentes.
Cultura e inclusão
O Evento Cultural da FUNCER busca valorizar a produção artística local e, nesta edição, terá programação dedicada exclusivamente a mostras de teatro. Para a coordenadora do projeto, Rakésia Pantoja, a participação representa mais que uma apresentação.
“É uma honra poder participar do Evento Cultural da FUNCER e apresentar o trabalho de nossas crianças e adolescentes. Cada apresentação é uma oportunidade de emocionar, inspirar e mostrar que a cultura transforma vidas”, destacou.
Segundo Rakésia, o público pode esperar “uma experiência cultural rica e emocionante, com apresentações que evidenciam o talento e a dedicação dos jovens do projeto Moldando Talentos”.
Sobre o projeto
A iniciativa beneficia cerca de 150 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Nova Mutum Paraná. Além do balé, são oferecidas aulas de judô, vôlei e futebol, com foco não apenas no aprendizado esportivo, mas também no desenvolvimento de competências essenciais para a vida.
O projeto é realizado pela Associação do Observatório Socioambiental, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (SEMIAS) e a Associação Atlética Nova Mutuense.