A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), intensificou a Operação Cidade Limpa, considerada a maior faxina já realizada na capital. Até o dia 11 de agosto, mais de 76 mil toneladas de lixo e entulhos foram recolhidas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento urbano.
Entre os serviços realizados estão limpeza de ruas, varrição, roço, capina, rastelagem, desobstrução de bueiros e canais, limpeza de bocas de lobo e recolhimento de entulhos. Até o momento, foram limpos 6.648 quilômetros de ruas, 16.152 metros de canais e 575 bocas de lobo. Segundo o secretário-executivo de serviços básicos da Seinfra, Giovanni Marini, em apenas quatro meses a quantidade de lixo recolhido mais que dobrou em relação ao período anterior.
O prefeito Léo Moraes destacou o impacto das ações. “Com trabalho duro, responsabilidade com os recursos públicos e comprometimento das nossas equipes, já mudamos completamente o visual da cidade. Mas queremos avançar ainda mais. Nossa população merece uma cidade bem cuidada e limpa todos os dias”, afirmou.
Acompanhamento digital
A novidade é que os cidadãos podem acompanhar em tempo real o andamento da limpeza urbana por meio de um painel interativo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI). A plataforma permite visualizar serviços realizados em cada bairro, zona ou distrito, além do quantitativo de operações, como roçagem, pintura de meio-fio, pavimentação, instalação de manilhas, tapa-buracos e notificações de lotes baldios.
A ferramenta oferece mais transparência à gestão municipal e possibilita que a população acompanhe de perto o esforço da Prefeitura em manter Porto Velho limpa e organizada.