Um cacique de 43 anos foi atacado por uma onça no Amazonas e resgatado em estado grave, mas estável. O ataque ocorreu no domingo, 17 de agosto, em uma área de mata perto da aldeia Aldeinha, no rio Tumiã. Imagens das feridas profundas causadas pelas garras do felino viralizaram rapidamente em grupos de WhatsApp no Cone Sul de Rondônia.
De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Amazonas, a vítima sofreu ferimentos na cabeça, mas permanece consciente. Ele foi levado para o Hospital Regional de Lábrea, onde recebe tratamento e está em estado estável.
O cacique foi atacado por volta das 12h30. Após o ataque, ele foi levado de barco até encontrar a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), que prestou os primeiros socorros. O indígena apresentava pressão alta, falta de ar e sangramento intenso, e recebeu curativos, soro e medicação.
Ele foi monitorado em uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) até ser removido de helicóptero para o hospital. O resgate aéreo foi realizado com o apoio de duas médicas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Médio Rio Purus). O estado de saúde do cacique é considerado estável.