A segunda edição do FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia levará uma seleção de filmes para estudantes e educadores de escolas públicas em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho. Realizado pela Associação Ambientalista Verde Vida, o festival acontece de 25 a 29 de agosto e busca democratizar o acesso ao cinema, além de estimular o senso crítico de crianças e adolescentes. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 06/2024 da Lei Paulo Gustavo.
A curadoria selecionou filmes de várias regiões do Brasil, com temáticas que abordam diversidade e sustentabilidade. Entre os destaques da programação estão o filme rondoniense “Nazaré: do verde ao barro”, de Juraci Júnior, e “A Menina e a Árvore”, que se passa no Pantanal.
Programação do Festival
O festival se estenderá por cinco dias, com exibições de filmes, uma oficina e uma roda de conversa.
25 de agosto – Guajará-Mirim: Escola EEEMTI Simon Bolívar.
26 de agosto – Nova Mamoré: Escola EEEFM Salomão Silva.
27 de agosto – Porto Velho: Escola Oswaldo Piana, com uma oficina de Pixilation e exibição de filmes.
28 de agosto – Porto Velho: Escola EMEF Estela de Araújo Compasso.
29 de agosto – Porto Velho: Escola Estudo e Trabalho, com exibições e uma roda de conversa com os cineastas rondonienses Juraci Júnior e Édier William. O evento encerrará com uma homenagem ao professor e cineasta Marcos Magalhães.
O evento é uma realização da Associação Ambientalista Verde Vida, com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Governo de Rondônia e do Ministério da Cultura.