O documentário “A Terra Cura”, que aborda os conceitos de permacultura e sustentabilidade, terá sua exibição pública no próximo dia 22 de agosto, às 19h, no auditório da Unir Centro, em Porto Velho. O curta-metragem foi produzido pela Lei Paulo Gustavo, por meio do EDITAL Nº 01/2024/SEJUCEL, e é uma iniciativa do Projeto Terra Cura e da Somos Mais Soluções Criativas.
O filme é uma iniciativa do Projeto Terra Cura, que promove a educação ambiental, a regeneração e a preservação dos ambientes naturais por meio de técnicas de ecologia e agricultura sustentável. O objetivo é criar assentamentos humanos mais sustentáveis e que compreendam que a saúde do ser humano está diretamente ligada à saúde do planeta.
Conteúdo da obra
A roteirista e gestora do projeto, Luana Lopes, destaca que o documentário é baseado nos princípios éticos da permacultura: “cuidar da terra, cuidar das pessoas e a partilha justa”. A obra mostra um movimento coletivo que busca criar ambientes produtivos, saudáveis e ecológicos.
No curta, permacultores, ambientalistas, agricultores e voluntários compartilham suas experiências de transformação. Eles relatam como a consciência da crise ecológica iminente os levou a desenvolver ações concretas de responsabilidade socioambiental.
A exibição pública ocorrerá no Auditório da Unir Centro, localizado na Avenida Presidente Dutra, 2965.