Uma alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento físico e mental dos estudantes, influenciando diretamente no aprendizado, na concentração e na energia em sala de aula. Pensando nisso, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem ampliando os investimentos na merenda escolar, garantindo qualidade e diversidade nos cardápios.
Na Escola Municipal Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, cerca de 380 alunos do infantil ao fundamental recebem refeições planejadas por nutricionistas. A gestora da unidade, Érika Navarro, destaca que até peixe faz parte do cardápio.
“Nossa merenda é diversificada e sempre pensada para contribuir no desenvolvimento dos alunos. Eles gostam muito, inclusive do peixe, que enriquece ainda mais a qualidade da alimentação”, afirmou.
A estudante Giovanna Yarla, de 9 anos, confirmou a satisfação.
“Eu gosto muito da merenda. Todo dia tem alguma coisa diferente e as comidas são muito gostosas”, disse.
Frutas no cardápio
Com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis, a Prefeitura criou o projeto-piloto “Lanche Extra”, que distribui frutas e produtos da agricultura familiar todas as sextas-feiras, no final do período escolar. Entre as opções já entregues estão laranja, banana, maçã e tangerina.
Segundo a nutricionista e gerente de Alimentação Escolar da Semed, Fernanda Miranda, a ação vai além da nutrição.
“Essa iniciativa é também a promoção da saúde e da educação nutricional. Foi pensada para atender especialmente alunos que têm dificuldade de acesso às frutas, garantindo direitos e cuidado com nossas crianças”, explicou.
Felicidade dentro e fora da escola
O impacto positivo também chegou às famílias. O agente funerário Israel Wellington, pai do estudante Erick de Moraes, de 6 anos, agradeceu a iniciativa.
“É uma ação nota 10. Nem sempre conseguimos comprar frutas, então ajudou muito em casa. Ele ficou tão feliz no primeiro dia que recebeu que eu também fiquei emocionado”, relatou.
Para a aluna Milena Cristina, de 7 anos, a alegria veio acompanhada da fruta favorita.
“Eu gosto muito de banana. Quando cheguei em casa, pedi para minha mãe comprar mais. Fiquei muito feliz com a lancheira porque é gostosa e faz bem para a saúde”, contou.
O prefeito Léo Moraes determinou a ampliação do projeto para que todas as crianças da rede municipal tenham acesso a alimentos de qualidade, reforçando a merenda como parte essencial do processo pedagógico.