Rondônia se destaca no cenário nacional em 2025 ao conquistar o 1º lugar na redução de focos de queimadas, com queda superior a 90% entre janeiro e 14 de agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e refletem o planejamento antecipado e a execução de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Chuvas e estiagem mais branda
Enquanto outros estados enfrentam seca severa, Rondônia passa por um período mais brando, com registro de chuvas e níveis dos rios ainda acima da cota de atenção para déficit hídrico. A informação consta no Boletim de Monitoramento de Eventos Hidrometeorológicos Críticos elaborado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
Estratégias integradas
O governador Marcos Rocha destacou que os resultados são fruto da união de forças entre diferentes órgãos.
“O governo de Rondônia tem adotado todos os cuidados com uma defesa estratégica e responsável da população e do meio ambiente diante dos desafios deste período do ano, e estamos colhendo destaque nacional”, afirmou.
As ações envolvem o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado em outubro de 2024, além de medidas preventivas e combativas organizadas desde o ano passado.
Operação Verde Rondônia
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, a Operação Verde Rondônia 2025 já realizou mais de 25 mil ações preventivas, alcançando cerca de 94 mil pessoas, além do combate direto a 1,3 mil eventos de fogo.
“Estamos com 15 bases descentralizadas e 17 integradas distribuídas em pontos estratégicos do estado, e monitoramento constante para pronta resposta e mitigação dos impactos de alterações climáticas”, explicou o coronel.