A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realiza diariamente ações de limpeza e manutenção para prevenir alagações e melhorar a qualidade de vida na cidade. Os serviços incluem varrição, remoção de entulhos, limpeza de canais, desobstrução de bocas de lobo e manutenção de ruas em diversos bairros.
Na avenida Guaporé, zona Leste da capital, as equipes da Seinfra atuam com a retirada de lixo, entulhos e cuidados com o canteiro central. Segundo Carlos Augusto Bento, encarregado de campo da Seinfra, o trabalho inclui raspagem, capinagem e desobstrução de bueiros, prevenindo alagamentos e garantindo segurança a motoristas e pedestres. “Diariamente encontramos bueiros entupidos com garrafas PET e outros resíduos que contribuem para inundações. Esse serviço vai continuar porque a população merece mais qualidade de vida”, afirmou.
O secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede, destacou que as ações ocorrem de forma contínua para reduzir problemas históricos causados pelas chuvas, principalmente na avenida Guaporé, uma das áreas mais afetadas. “Este é o início de um projeto mais amplo, um plano de prevenção a alagamentos que a cidade de Porto Velho merece, promovendo segurança e qualidade de vida para os moradores”, disse.
Transformação urbana
Na noite de segunda-feira (18), o prefeito Léo Moraes entregou a conclusão da obra de iluminação pública no trecho entre o Hospital Cemetron e a avenida Rio de Janeiro. Ao todo, dois quilômetros foram revitalizados, com a instalação de 75 postes de concreto e 150 luminárias de LED, encerrando anos de escuridão em uma das principais vias da cidade.
As ações de limpeza e manutenção na avenida Guaporé se somam à revitalização da iluminação, consolidando a transformação urbana da região e reforçando o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.