O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mantém abertas até 30 de setembro as inscrições para o projeto Rondônia Recicla. O cadastro é feito de forma totalmente digital, sem burocracia, garantindo que qualquer cidadão, associação ou cooperativa possa participar pelo computador ou celular.
O objetivo é incentivar a coleta seletiva e a destinação correta de resíduos recicláveis, com mais segurança para os trabalhadores da área.
Segundo o governador Marcos Rocha, essa é mais uma ação que torna os serviços públicos “mais acessíveis, inclusivos e alinhados às necessidades da população”.
A secretária da Seas, Luana Rocha, destacou que o programa promove não apenas a preservação ambiental, mas também a geração de renda para famílias que vivem da reciclagem.
Mudança de vida
Os primeiros 25 kits foram entregues em maio, durante a 12ª Rondônia Rural Show, contemplando catadores de Buritis, Cerejeiras, Cujubim, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho e Rolim de Moura.
Em agosto, mais 32 catadores receberam equipamentos em Porto Velho, incluindo seis do município de Candeias do Jamari.
Para Maria da Conceição da Silva, presidente da cooperativa que atua na Vila Princesa, o projeto trouxe avanços significativos.
“Essa preocupação do governo de Rondônia com a nossa categoria mudou a vida de nossos cooperados. Estamos trabalhando agora do jeito que tem que ser”, afirmou.
Inscrições
Cada kit é composto por 11 itens de proteção: calça, colete, camiseta, botinas, luvas, máscara, avental, abafador de ruído, protetor auricular, óculos de segurança e chapéu.
Até o momento, 152 pessoas já se inscreveram para receber os materiais. O formulário está disponível no portal do governo de Rondônia e as inscrições seguem até 30 de setembro.