A primeira coisa a se entender é saber que existe, sim, a possibilidade de enriquecer em período de crise geral. Diferente de apenas um palpite, citamos exemplos verídicos ocorridos na história do mundo.
Na Crise do Petróleo, nos anos 70, enquanto a inflação explodia no mundo e as ações afundavam, quem estava bem posicionado (ações petrolíferas e ouro) viu tudo disparar positivamente.
Por exemplo:
O ouro saiu de 35 dólares para mais de 800 dólares, ou seja, uma multiplicação de mais de 2.000%.
Ou, exemplo mais recente, a pandemia da Covid.
A B3, Bolsa de Valores Brasileira, derreteu com uma queda absurda de 45% em menos de 35 dias, porém, depois subiu uma média de 87%, em meados de março de 2020.
Logo, observamos que, para você ganhar dinheiro em período de crise, precisa mudar um pouco a sua forma de olhar algumas coisas, em especial o modo de enxergar o dinheiro e o caminho dele.
Culturalmente, existem perfis de investidores, mas, para fazer um investimento em um período em que ninguém quer investir (gastar, aos leigos no assunto), você pode, sim, sair na frente. Com estudo e uma análise bem elaborada, é possível fazer bons investimentos, dar um novo rumo e conquistar, por exemplo, a sua reserva de emergência.
Analisar indicadores e fatores históricos faz toda a diferença.
Após a pandemia da Covid, o número de brasileiros que mudaram de vida foi gigantesco. Ou seja, vale a pena: as oportunidades existem.