A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está ampliando suas ações para ajudar as empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço dos EUA. Em entrevista à TV Brasil, o presidente da agência, Jorge Viana, destacou o empenho do governo federal em apoiar os negócios nacionais e negociar com as autoridades americanas.
Segundo Viana, o governo destinou R$ 30 bilhões do Plano Brasil Soberano para empresas atingidas. Esses recursos serão usados para garantir seguros, empréstimos e diminuição de carga tributária. Além disso, a ApexBrasil inaugurará um novo escritório em Washington, somando-se às unidades de Nova York e São Francisco.
Negociação e busca por novos mercados
Viana explicou que o Brasil busca o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) e de setores americanos que importam produtos brasileiros para pressionar a Casa Branca. A estratégia é mostrar que a relação comercial entre os dois países é “extraordinária” para os americanos e “boa” para o Brasil. Ele citou exemplos como café, carne e outros produtos que encarecem nos EUA por causa das tarifas.
Outra estratégia é o mapeamento de novos mercados. Viana informou que a agência já estudou mais de 108 mercados em 72 países, prontos para absorver os produtos que estão sendo prejudicados pelas tarifas americanas. “Nós vamos encontrar compradores para uma parte desses 18 bilhões de dólares”, disse, referindo-se à fatia de exportações afetada.
Para Viana, a crise comercial com os Estados Unidos não é apenas uma questão de comércio, mas um conflito que fere a soberania brasileira, pois as exigências americanas interferem no Judiciário do Brasil. Ele concluiu que o Brasil, com suas parcerias estratégicas em blocos como o BRICS e boas relações com países como China, Índia e Rússia, está em uma posição favorável para enfrentar a situação e transformar o entrave em novas oportunidades.