O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento em Recife, chamou de “mentira” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o Brasil seria um mau parceiro comercial. Lula defendeu a relação entre os países, afirmando que os Estados Unidos só têm tido lucro.
Como exemplo, o presidente brasileiro citou que nos últimos 15 anos os EUA acumularam um lucro de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil. O discurso de Lula ocorreu durante um evento de entrega de títulos de terra no bairro de Brasília Teimosa.
Mais cedo, Trump havia se referido ao Brasil como um “parceiro horrível em termos de tarifas”. Segundo o presidente americano, o país cobraria “tarifas tremendas, muito mais do que nós cobramos deles”.
Críticas de Trump e a questão política
Além do aspecto comercial, Trump também justificou as tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros com base no que chamou de “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O presidente americano declarou, de acordo com a agência Reuters, que Bolsonaro seria vítima de “uma execução política” devido ao seu julgamento no STF.
“Agora eles estão sendo cobrados em 50% de tarifas, e eles não estão felizes, mas é assim que as coisas são”, disse Trump em sua declaração.