A menos de três meses para o início da COP30 em Belém, o interesse dos brasileiros pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas disparou. As buscas na internet sobre o evento registraram um crescimento de 440% entre os dias 1 e 8 de agosto, de acordo com dados do Google. O Brasil, inclusive, lidera o ranking global de pesquisas sobre a conferência.
Dentro do território nacional, os moradores do Pará são os mais interessados, liderando o número de buscas. No exterior, ao menos 48 países já fizeram consultas sobre a COP30 no mesmo período. As principais dúvidas dos brasileiros se concentram no significado da conferência, a data de realização e, em sétimo lugar, a questão da hospedagem, que tem gerado debate pelos altos preços na cidade.
Países internacionais têm pressionado o Brasil a oferecer acomodações mais acessíveis. Curiosamente, nas buscas feitas em inglês, não há referência a valores ou acomodação. Em geral, as perguntas de fora do país focam em questões como o que é a COP30, onde ela será realizada e se haverá eventos no Rio de Janeiro.
Perguntas e respostas sobre a COP30
Para esclarecer as dúvidas mais comuns dos brasileiros, a Agência Brasil responde às perguntas mais populares, baseadas no ranking de buscas na internet.
O que é a COP30?
A Conferência das Partes (COP) é a principal responsável por decisões internacionais de combate às mudanças climáticas. A conferência ocorre anualmente desde 1995, o que torna o evento em Belém o 30º encontro consecutivo de países para debater a emergência climática.
Quando e onde será?
A COP30 acontecerá em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A cúpula de chefes de Estado, no entanto, foi antecipada para os dias 6 e 7 de novembro.
Por que Belém foi a escolhida?
A capital paraense foi escolhida por consenso dos países durante a COP28, em Dubai, em dezembro de 2023. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou a importância da Amazônia, bioma em que Belém está inserida, para conter o aquecimento global.
A COP30 pode ser cancelada ou mudar de cidade?
Não há previsão de cancelamento ou mudança de sede. O governo brasileiro e o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, garantem que o evento será em Belém, apesar dos pedidos de transferência de sede de alguns países por causa dos preços da hospedagem. O único caso de adiamento na história foi o da COP26, devido à pandemia de Covid-19.
Como participar do evento?
O evento é dividido em dois espaços principais. A Zona Azul é restrita a representantes de governos e sedia as negociações oficiais. Já a Zona Verde é aberta ao público, com exposições, debates e eventos paralelos. Aqueles que desejarem acompanhar remotamente poderão assistir às transmissões ao vivo pelas mídias oficiais do evento e por canais de comunicação do Governo Federal.