O governo de Rondônia investe em escolas móveis como estratégia para descentralizar e ampliar o acesso à educação profissional na Amazônia Legal. As seis unidades itinerantes do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) percorrem os 52 municípios oferecendo cursos gratuitos alinhados ao perfil econômico de cada região.
As temáticas incluem Panificação e Confeitaria, Imagem Pessoal, Máquinas Agrícolas, Frigorífico e Piscicultura, Mecânica de Motocicletas e Informática. Todas são equipadas com tecnologia de ponta e abertas à população por meio de inscrição no site do Idep, no portal do governo estadual.
O governador Marcos Rocha destaca que a iniciativa busca fortalecer o mercado de trabalho local e reduzir o desemprego. “Com o suporte do governo, a população aprende profissões com alta demanda e contribui para o desenvolvimento do estado, que hoje tem a segunda menor taxa de desemprego do Brasil”, afirmou.
Desde 2021, as escolas móveis já ofereceram mais de 6 mil matrículas em Rondônia. Somente nos sete primeiros meses de 2025, foram mais de 11 mil matrículas em todas as unidades do Idep, sendo 690 via escolas móveis.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressalta o impacto social. “São estruturas modernas que levam oportunidade de transformação de vida, formando profissionais diferenciados e até empreendedores.”
O projeto ganhou reconhecimento nacional e internacional. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) convidou Rondônia para apresentar as escolas móveis como case de sucesso na Alemanha, pela inovação na descentralização da educação profissional.
Principais cursos ofertados em 2025 pelas escolas móveis:
-
Operador de computador, Autocad, Boas práticas de fabricação, Injeção eletrônica e Mecânica de motocicletas – Porto Velho;
-
Manutenção de máquinas agrícolas – Mirante da Serra;
-
Automaquiagem, Massagem para os pés, Design de sobrancelhas e Tranças – Ji-Paraná;
-
Automaquiagem, Design de sobrancelhas, Tranças, Pão artesanal, Pão caseiro, Pão de sanduíche e Pão salgado – Guajará-Mirim