O Governo Federal informou que já devolveu R$ 1,084 bilhão às vítimas de fraudes envolvendo o INSS. Mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas foram lesados com descontos não autorizados em um esquema orquestrado por entidades associativas, ocorrido entre 2019 e 2022 e revelado em maio de 2025.
O pagamento foi integral, corrigido pela inflação e depositado diretamente na conta onde o beneficiário recebe o benefício.
Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou medida provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões para garantir o reembolso imediato às vítimas. Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) bloqueou R$ 2,8 bilhões em bens e ativos de associações, empresas e pessoas investigadas no esquema.
Como receber o reembolso
Beneficiários que ainda não receberam o dinheiro podem solicitar o ressarcimento. O primeiro passo é verificar se você foi um dos lesados. Para isso, acesse o aplicativo Meu INSS, onde aparecerá uma mensagem informando se houve o desconto indevido.
Passo a passo para resgatar o dinheiro:
-
Acesse o aplicativo ou site do INSS
-
Informe CPF e senha
-
Vá até o campo “Do que você precisa?”
-
Digite “Consultar pedido”
-
Clique em “Detalhar” no pedido de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
Como saber se foi vítima do golpe:
-
No aplicativo Meu INSS, clique no ícone de sino para verificar notificações.
-
Se não houve desconto, aparecerá a mensagem: “Nenhum desconto foi feito em seu benefício.”
-
Se houve desconto, será exibido um aviso para confirmar ou negar a autorização, seja pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
-
Outra opção é consultar o extrato do INSS, verificando todas as retiradas, incluindo consignados e mensalidades associativas.
O atendimento pelo telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os horários de menor espera são após as 16h e aos sábados, conforme informações do Gov.br.