O empreendedorismo feminino em Porto Velho, Rondônia, tem crescido e se fortalecido, fruto da coragem e determinação de mulheres que transformaram desafios em oportunidades. Para celebrar essa força e resiliência, a 6ª edição da Feira Livre Mulher do Norte, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, reuniu histórias de sucesso e superação.
A artesã Tetê Frazão, com mais de 30 anos de experiência, é uma dessas empreendedoras. “Amo e me divirto muito com a minha arte. É uma paixão tão grande que supera qualquer desafio”, disse a artesã, provando que a determinação é fundamental para não desistir dos sonhos.
Mães e filhas: o sucesso no empreendedorismo em família
Empreender em família exige sintonia e resiliência. Foi assim que Eliana Regina e a filha, Regina Ferreira, encontraram no amor pelas abelhas a inspiração para criar um negócio em 2022. “Esse é um mundo maravilhoso. Eu e minha filha somos apaixonadas por abelhas e queremos que as pessoas conheçam nosso trabalho”, contou a apicultora.
A iniciativa da Feira Livre Mulher do Norte visa contemplar mulheres que, como Eliana e Tetê, buscam seu espaço no mercado. A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Lena Assis, explicou que a feira é “um ambiente propício tanto para ganhar dinheiro quanto para se distraírem, contando com o apoio de outras mulheres”.
Valorização da cultura nortista e o crescimento da feira
A Feira Livre Mulher do Norte, realizada no dia 8 de agosto no espaço Multieventos do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, destacou a importância de valorizar a identidade regional. Cerca de 30 expositoras levaram biojoias, artesanatos indígenas, moda, gastronomia e outros itens.
Isabele Morgado, empreendedora cultural que trabalha há cinco anos com produtos que valorizam a identidade regional, ressaltou a relevância do evento. “É muito importante essa oportunidade de a gente mostrar nosso trabalho e levar aquilo que a gente acredita, dos nossos produtos e da nossa história. Tudo isso a gente faz com muito amor”, finalizou. Atualmente, 250 mulheres estão cadastradas para participar da feira, que busca expandir para outros pontos da cidade, gerando renda e visibilidade para essas empreendedoras.