Um levantamento realizado pelo PUCPR Carreiras, setor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mostra que 50% das demissões em 2024 foram resultado de questões comportamentais. A pesquisa, que contou com a participação de mais de 7 mil pessoas, entre estudantes, ex-alunos e empresas, aponta que a automação e a redução de custos ficaram em segundo lugar, com 25% cada.
A coordenadora do PUCPR Carreiras, Luciana Mariano, explica que o mercado valoriza profissionais que combinam competência técnica com a capacidade de convivência. Ela ressalta que atitudes negativas podem prejudicar toda uma equipe, causando conflitos, queda de produtividade e perda de talentos.
Habilidades Mais Valorizadas e Aprendizagem Contínua
O estudo também listou as habilidades mais valorizadas em 2024, com destaque para a comunicação oral (11,46%), planejamento (10,73%), solução de problemas (10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e comunicação escrita (7,42%). Em comparação com 2021, o estudo mostra uma mudança de prioridades, com a solução de problemas no topo da lista durante o período da pandemia.
A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados (76%) está investindo na aquisição de novos conhecimentos, demonstrando uma postura proativa para fortalecer a empregabilidade. Além disso, 16,32% das empresas priorizam profissionais que demonstram interesse em se atualizar. Mariano enfatiza que o aprendizado constante é essencial para se adaptar às rápidas transformações do mercado e para o crescimento tanto individual quanto organizacional.