O governo de Rondônia entregou, nos dias 7 e 8 de agosto, 90 cestas básicas às famílias extrativistas da Reserva Extrativista Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim. A iniciativa busca fortalecer o trabalho sustentável dessas comunidades, que desempenham papel essencial na preservação de uma das áreas mais importantes para a conservação ambiental do estado.
Coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), a ação utilizou dados socioeconômicos dos moradores para assegurar o atendimento social às famílias. A parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) viabilizou a entrega dos alimentos.
Para o governador Marcos Rocha, valorizar os extrativistas é também cuidar do patrimônio natural. “Cada medida de apoio contribui para que essas comunidades permaneçam na floresta, protegendo-a para as futuras gerações.”
Apoio contínuo
Segundo o coordenador da CUC, Daniel de Souza, essa entrega dá sequência a ações realizadas no ano passado, como a distribuição de filtros de água para melhorar a qualidade de vida das famílias. “Mais do que apoio social, é um investimento na permanência das comunidades tradicionais, guardiãs da floresta e da biodiversidade.”
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reforçou que o compromisso com os extrativistas é permanente. “Essas comunidades são parte essencial na preservação das florestas e dos recursos naturais. Nosso trabalho é contínuo para garantir melhores condições de vida.”