Imagens de uma onça em Ji-Paraná viralizaram após o felino ser flagrado rondando um condomínio na madrugada de terça-feira, 5 de agosto. A repercussão do caso levou a vereadora e médica veterinária Rosana Pereira Lima a alertar os moradores da segunda maior cidade de Rondônia sobre os cuidados necessários.
Especialista em espécies silvestres, Rosana Pereira Lima atribuiu a presença de onças e outros animais na área urbana ao desmatamento. Segundo ela, a devastação das florestas leva à falta de alimentos, forçando os animais a buscarem comida em áreas habitadas. A vereadora também informou ter recebido relatos de que outro felino adulto foi visto na cidade cerca de duas semanas atrás.
Diante da situação, a vereadora Rosana já solicitou uma “armadilha” ao Ibama de Porto Velho e dardos com tranquilizantes a serem enviados de Brasília. O objetivo é ter o material necessário para capturar de forma segura outros animais silvestres que possam aparecer na área urbana e, assim, garantir a segurança dos moradores.