Dez estudantes e duas professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) embarcarão para a Costa Rica em outubro pelo Programa de Mobilidade STEM Internacional. A viagem, com duração de duas semanas, incluirá atividades nas cidades de San José e Turrialba. A iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO), em parceria com a AFS Intercultura Brasil, tem como objetivo proporcionar uma vivência acadêmica e cultural com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
A seleção contou com um estudante de cada campus da instituição. Os participantes terão uma programação intensa com oficinas temáticas, visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa, além de imersão em outro idioma. A aluna do Campus São Miguel do Guaporé, Isadora Souza Custódio, expressou seu entusiasmo: “Sinto uma mistura de ansiedade e entusiasmo em participar de uma oportunidade que me permitirá conhecer uma nova cultura, melhorar meu espanhol e conhecer novas pessoas”.
Expectativas de crescimento e novos horizontes
Os estudantes selecionados, como Rogério Junio Salema Taramelli do Campus Jaru, Ester Gonçalves Jacob do Campus Vilhena e Beatriz Souza da Rocha do Campus Porto Velho Calama, destacaram a alegria e a gratidão pela oportunidade de viver uma experiência única. Eles pretendem aproveitar cada momento para aprender e compartilhar os aprendizados com a comunidade acadêmica ao retornarem ao Brasil.
As professoras selecionadas, Agatha Zemke e Rosane Sasset, também expressaram orgulho em representar a instituição. Rosane, que atua como professora de Língua Espanhola há 16 anos, ressaltou que a Costa Rica é reconhecida por seu forte compromisso com a sustentabilidade e a educação ecológica. O programa busca fortalecer as habilidades interculturais dos estudantes e ampliar suas perspectivas.
A assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem, acredita que o programa oferece uma vivência transformadora, que inspira e fortalece a presença global do IFRO.