O Governo Federal já pagou a reparação para 98,5% dos aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para devolução de descontos indevidos. Até esta quinta-feira (7), 1,64 milhão de beneficiários receberam o valor diretamente na conta onde recebem o benefício, com correção da inflação.
Ao todo, 2,43 milhões de beneficiários estão aptos a participar do acordo. Desses, 68,6% já formalizaram a adesão, e praticamente todos receberam o ressarcimento. O pagamento é feito em até três dias, sem necessidade de apresentar documentos ou informar dados bancários.
“Cerca de 700 mil pessoas ainda podem aderir. Não deixem o valor para trás. É integral, corrigido e garantido”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Quem pode aderir
Podem participar aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 e não receberam resposta das entidades associativas no prazo de 15 dias úteis. Quem já acionou a Justiça também pode aderir, desde que ainda não tenha recebido os valores.
A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou em mais de 5 mil agências dos Correios.
Passo a passo no Meu INSS:
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Acesse o aplicativo com CPF e senha.
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Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”.
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Role até o último comentário, leia atentamente e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”.
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Clique em “Enviar” e aguarde o pagamento.
Canais de atendimento
O Meu INSS concentra 59% dos pedidos (3,09 milhões), seguido pelos Correios com 28,8% (1,51 milhão) e pela Central 135 com 7,3% (384,9 mil). O INSS também realizou 254,2 mil contestações de ofício para proteger automaticamente beneficiários vulneráveis, como idosos com mais de 80 anos, indígenas e quilombolas.
Novas inclusões no acordo
O instituto abrirá uma nova fase para incluir vítimas de falsificação de assinaturas cometida por entidades associativas. “Não vamos permitir que aposentados sejam lesados duas vezes”, reforçou Waller.
Atenção a golpes
O INSS não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados, não cobra taxas e não utiliza intermediários. Toda a comunicação é feita pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.