Em agosto, agricultores familiares de 18 estados receberão bônus nos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A medida é aplicada quando os preços de mercado de produtos ficam abaixo dos valores de garantia, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A portaria com os novos valores de bonificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 8 de agosto de 2025.
Entre os destaques, o feijão caupi em Mato Grosso registrou o maior desconto, com 57% de bonificação. A castanha-de-caju no Piauí (42,32%) e o mel de abelha no Rio Grande do Sul (39,74%) também tiveram altos percentuais. A banana voltou a ser bonificada no Tocantins, e outras culturas, como o arroz e a cana-de-açúcar, tiveram a lista de estados beneficiados ampliada.
Cálculo e validade
Os percentuais de desconto são calculados com base nos preços médios de mercado levantados pela Conab e validados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O bônus entra em vigor em 10 de agosto e será válido até 9 de setembro.
A Portaria SAF/MDA nº 343, de 7 de agosto de 2025, traz a lista completa de produtos, estados e seus respectivos percentuais de desconto.