Durante a 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realiza ações educativas por meio da campanha “Respeite o Meu Espaço”, com atividades lúdicas e interativas para todas as idades. A campanha segue até 10 de agosto, último dia do evento, no Parque dos Tanques.
A iniciativa reúne jogos, orientações e performances teatrais para conscientizar a população sobre a importância da educação de trânsito. Além das atividades no estande oficial, o Detran-RO também atua do lado de fora com ações de fiscalização e orientação, contribuindo para a segurança viária e o bom fluxo no trânsito local.
Cultura e segurança caminhando juntas
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a ação integra cultura e conscientização.
“O governo segue trabalhando para promover iniciativas que fortalecem a transformação social por meio da educação, de maneira leve e eficaz.”
Já o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforça o objetivo principal da campanha:
“Estamos aqui não apenas com lazer, mas com educação. Queremos que cada visitante leve pra casa mais consciência no trânsito.”
Atividades educativas e sorteios
Entre as atrações promovidas no espaço do Detran-RO estão:
-
Pit-stop educativo com performance teatral
-
Café com Detran
-
Jogos interativos como o tabuleiro do trânsito, jogo da memória, jogo do semáforo e roleta mágica
-
Circuito do trânsito para crianças
-
Pintura facial, desenhos e mascotes “Vidinha” e “Ligadinho”
-
Exposição sobre a história do automóvel
Além das atividades, são realizados sorteios diários de capacetes e bicicletas. Para participar, é necessário se cadastrar no local e estar presente no momento da premiação.

“Vim visitar o Arraial e passei no estande do Detran pra fazer minha matrícula nos cursos de formação e atualização. Fiquei feliz demais com a oportunidade e, ainda, ganhei um capacete. Ações como essa incentivam a gente a buscar mais conhecimento.”
O estande do Detran-RO funciona até o encerramento do Arraial, neste domingo (10). A programação segue gratuita e aberta ao público.