A diretora executiva do Avança Ji-Paraná, Nayara Trindade, participa entre os dias 4 e 8 de agosto de uma missão técnica ao Paraná promovida pelo Sebrae Rondônia. A iniciativa integra o Fórum Rondoniense Permanente das Micro e Pequenas Empresas (FROMIMPE) e tem como objetivo conhecer boas práticas em governança, inovação e desenvolvimento regional sustentável.
Durante a missão, a comitiva visitou cidades reconhecidas nacionalmente pela articulação entre poder público, setor empresarial, universidades e sociedade civil, como Maringá, Campo Mourão, Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu e Medianeira.
“Está sendo uma oportunidade incrível vivenciar este momento. A missão tem nos proporcionado uma visão ampla e estratégica sobre modelos consolidados de articulação entre os setores, com foco no fortalecimento da gestão empresarial”, destacou Nayara Trindade.
A delegação rondoniense reúne 16 representantes de diferentes instituições públicas e privadas que atuam no fomento à inovação e no desenvolvimento territorial. Entre os integrantes estão secretários estaduais e municipais, gestores do Sebrae, da Junta Comercial de Rondônia (JUCER), e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).
Para o Avança Ji-Paraná, a missão técnica representa uma oportunidade estratégica para aprimorar o modelo de governança do Conselho e identificar práticas inovadoras, como o projeto “Umuarama 2050”. A experiência também contempla o fortalecimento de iniciativas locais de fomento ao empreendedorismo e à inovação, inspiradas em projetos como o Biopark de Toledo e o Parquetec Itaipu.
“A experiência adquirida contribuirá diretamente para a construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável em nossa região, com foco em inovação, empreendedorismo e integração de políticas públicas,” reforçou Nayara.