O Governo de Rondônia entregou, nesta quinta-feira (7), mais 37 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores de materiais recicláveis da Região 1, que abrange Porto Velho e Candeias do Jamari. A ação faz parte do projeto Rondônia Recicla, coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

A iniciativa visa garantir segurança no trabalho, inclusão social e o fortalecimento da economia circular por meio do apoio a profissionais que atuam na coleta seletiva. Segundo o governo estadual, serão entregues ao todo 2 mil kits de EPIs nas 10 regionais do estado, com um investimento de R$ 775.180.
Sustentabilidade e reconhecimento
O governador Marcos Rocha destacou que os catadores exercem papel essencial na preservação do meio ambiente, ao evitar o descarte inadequado de resíduos. “São agentes fundamentais da economia circular, que transformam resíduos em materiais reaproveitáveis. Por isso, precisam estar protegidos”, afirmou.
Essa é a segunda entrega de EPIs feita pela Seas. A primeira ocorreu durante a Rondônia Rural Show Internacional, em maio, em Ji-Paraná. A aquisição e distribuição dos kits foram definidas após diagnósticos realizados entre 2023 e 2024.
Kit de EPIs completo
Cada kit contém itens como:
- 
Máscaras respiratórias (6) 
- 
Avental de PVC forrado (1) 
- 
Abafador de ruído (1) 
- 
Óculos de segurança (2) 
- 
Calças com faixa refletiva (2) 
- 
Camiseta manga longa (1) 
- 
Luvas anticorte (2) 
- 
Botinas de segurança (1) 
- 
Chapéu com proteção de pescoço (1) 
- 
Colete sinalizador com faixa refletiva (1) 
Esses equipamentos foram pensados para garantir a integridade física dos trabalhadores, que lidam diariamente com materiais potencialmente contaminados.
Depoimentos dos beneficiados
A secretária da Seas, Luana Rocha, anunciou que novas entregas estão previstas até o fim do ano para todas as cooperativas, associações e catadores autônomos que se inscreverem até 30 de setembro no link oficial do projeto.
Durante a cerimônia realizada na Vila Princesa, em Porto Velho, Luciana Dias, integrante recente de uma cooperativa, relatou que os EPIs vão ajudar a evitar contaminações no ambiente de trabalho e dentro de casa. Já Toni dos Santos Industrial, coordenador financeiro da Catanorte, celebrou o que chamou de “reconhecimento do governo ao trabalho dos catadores”.
Distribuição dos kits
Em Porto Velho, foram contemplados:
- 
13 catadores da Cooperativa CataNorte 
- 
13 da Associação ReciclaMais 
- 
7 da Cooperativa CataLeste 
Em Candeias do Jamari, quatro catadores autônomos receberam os kits.
 
         
         
         
        






































