A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas até 15 de agosto de 2025 para o curso gratuito de Especialização em Enfermagem Obstétrica – Rede Alyne (CEEO-Rede Alyne). O curso oferece 15 vagas para o estado, em uma iniciativa do Ministério da Saúde com coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A formação tem como objetivo qualificar enfermeiras e enfermeiros para a atuação humanizada na atenção à saúde das mulheres, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), e contribuir para a regionalização da assistência obstétrica no país. A sede da especialização em Rondônia será em Porto Velho, com início das atividades previsto para outubro de 2025.
Inscrições e requisitos
As 15 vagas são destinadas a profissionais que atuam nas regiões de saúde Madeira-Mamoré, Vale do Jamari, Central, Cone Sul, Zona da Mata, DSEI Porto Velho e Vilhena. Para se inscrever, é necessário ter pelo menos um ano de atuação na Enfermagem em serviços vinculados ao SUS, com vínculo ativo no momento da inscrição.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2025, por meio de um formulário eletrônico disponível no site da UFMG. A seleção será feita por análise de currículo e proposta de intervenção no serviço de origem. Todas as informações sobre o processo seletivo, documentação exigida e etapas estão disponíveis no edital.
Sobre a Rede Alyne
O curso faz parte da Rede Alyne, iniciativa lançada em 2024 pelo Governo Federal que substitui a Rede Cegonha. O programa busca ampliar o acesso das mulheres a cuidados obstétricos humanizados e reduzir a mortalidade materna em 25%, com uma meta de 50% para mulheres negras até 2027. O nome da rede é uma homenagem a Alyne da Silva Pimentel Teixeira, que morreu em 2022 vítima de negligência médica.