O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto de 2025, o sistema de energia solar fotovoltaica da Vara do Trabalho de Jaru (RO). A unidade é a primeira da Justiça do Trabalho da 14ª Região a operar com geração própria de energia limpa e renovável, com o objetivo de proporcionar autonomia energética, reduzir os custos operacionais e adotar práticas administrativas sustentáveis.
A cerimônia contou com a presença do presidente do TRT-14, desembargador Ilson Alves Pequeno Júnior, e do vice-presidente, desembargador Carlos Augusto Gomes Lôbo. O juiz titular da VT de Jaru, Ricardo César de Carvalho, e o presidente da OAB/Subseção Jaru, advogado Rooger Taylor Silva Rodrigues, também estiveram presentes.
Durante seu pronunciamento, o presidente do TRT-14 destacou que a entrega do sistema representa um avanço na infraestrutura da Justiça do Trabalho na Amazônia e um compromisso com a sustentabilidade. “Escolhemos a sustentabilidade como uma das diretrizes estratégicas desta gestão. A instalação do sistema de energia solar aqui em Jaru é um passo firme em direção a uma Justiça mais responsável com o uso de recursos”, afirmou o presidente.
O projeto, que teve início em novembro de 2024, no âmbito do programa “Escuta Ativa”, foi viabilizado como um projeto piloto. Já há previsão de expansão para outras unidades, e a próxima instalação será na Vara do Trabalho de Rolim de Moura.
O juiz Ricardo César de Carvalho enfatizou o orgulho de estar à frente da primeira unidade a receber a inovação, que trará benefícios para o meio ambiente e para o orçamento público. O desembargador Carlos Lôbo destacou a relevância do projeto e o presidente da OAB Jaru, Rooger Rodrigues, ressaltou a alegria da advocacia local em ver a Vara do Trabalho do município como pioneira na adoção da energia solar.