Com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) se aproximando, a cidade de Belém, no Pará, intensifica os preparativos para o evento. Faltando três meses para o início das atividades, a expectativa sobre os compromissos ambientais se une às preocupações logísticas, como a hospedagem. O evento ocorrerá de 6 a 21 de novembro de 2025.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, confirmou que o governo federal atua para garantir a presença de todas as delegações, com preços de hospedagem justos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, também se manifestaram sobre o tema, assegurando que o diálogo com o setor hoteleiro está gerando resultados. Belém espera receber 50 mil pessoas e já conta com mais de 53 mil leitos disponíveis.
Calendário de Temas e Eixos da Conferência
A presidência da COP30 já anunciou o calendário oficial dos Dias Temáticos, que terão mais de 30 propostas. A programação busca a participação de governos, sociedade civil, academia e setor empresarial. A agenda está alinhada com seis eixos principais, como: Energia, Indústria e Transporte; Florestas, Oceanos e Biodiversidade; e Cidades, Infraestrutura e Água.
Ana Toni, diretora executiva da COP30, reforçou que o calendário foi pensado para que todos possam planejar sua participação e contribuir com soluções climáticas. As atividades serão divididas em duas áreas: Zona Azul e Zona Verde.
Preparação na Área da Saúde Pública
Os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão disponíveis para todos os participantes da COP30. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que haverá atendimentos em todos os níveis de complexidade. O governo federal está investindo em obras em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também na habilitação de agentes comunitários de saúde.
Postos médicos temporários serão montados na área do evento para atendimentos de emergência, funcionando de 3 a 25 de novembro. A operação de saúde será monitorada por meio de um Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), um modelo já usado em grandes eventos no Brasil.