As primeiras sessões da 3ª edição do CINE RO – Festival de Cinema de Rondônia emocionaram o público. A abertura contou com o filme Enquanto o céu não me espera, da diretora amazonense Christiane Garcia, que impactou o público com um drama que trouxe identificação imediata com a realidade amazônica.
No sábado, o festival exibiu o filme infantil O Sonho de Clarice, dirigido por Fernando Gutierrez e Guto Bicalho, que encantou pela abordagem lúdica. Em seguida, Oeste Outra Vez, do diretor Érico Rassi, trouxe a nostalgia dos clássicos faroestes adaptados à realidade brasileira.
Já no domingo, mais uma produção do Norte do país brilhou: Eu, Nirvana, dirigido por Roger Elarrat (PA), explorou um drama intenso com sensibilidade. A noite começou a Mostra Competitiva de Curtas, com seis produções de temática Sci-Fi que demonstraram criatividade e ousadia em suas narrativas.
Outra ação realizada no final de semana foi o minicurso Um cinema possível, com Keven Fongaro, que incentivou os participantes a criar cenas com os recursos disponíveis, unindo teoria e prática de forma acessível.
A programação do festival segue durante a semana com uma variedade de gêneros, incluindo drama, terror e documentários. As sessões acontecem no Teatro Guaporé e no Espaço Cultural Tapiri, e a mostra virtual está disponível no site: https://festcinero.com.
O festival conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo do Brasil.