Durante a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito (Eptran) e em parceria com a Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), promoveu ações voltadas especialmente aos candidatos à primeira habilitação, com destaque para a categoria ‘A’, que autoriza a condução de motocicletas.
As atividades ocorreram no dia 29 de julho, e incluíram roda de conversa, sessão de alongamentos e exibição de vídeos educativos. O objetivo foi reduzir a ansiedade dos participantes, reforçar valores de cidadania e alertar sobre os riscos associados ao trânsito, especialmente ao uso de motocicletas.
Motociclistas representam maioria dos sinistros

Dados do Observatório Nacional de Trânsito revelam que o Brasil possui cerca de 34 milhões de motocicletas, sendo que em Rondônia a frota representa quase 50,8% dos veículos em circulação. Em âmbito nacional, mais da metade dos motociclistas não possui habilitação válida, o que colabora com os altos índices de sinistros — muitos resultando em internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por traumas.
O governador Marcos Rocha destacou a importância das ações educativas:
“Investir em educação e prevenção é salvar vidas. Ações como esta fortalecem o compromisso do governo com a integridade dos rondonienses, formando novos condutores com mais responsabilidade e sensibilidade no trânsito.”
Educação e acolhimento desde o início
Durante a ação, os candidatos à primeira habilitação participaram de uma humanização pré-exame, com dinâmicas voltadas à prevenção de acidentes e à valorização da vida. A proposta é integrar educação técnica e emocional, favorecendo uma condução mais consciente.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, ressaltou a importância de formar condutores atentos e conscientes:
“Nosso objetivo é, além de preparar tecnicamente os futuros condutores, oferecer um ambiente acolhedor, que diminua a ansiedade e reforce valores de responsabilidade. A motocicleta é ágil, mas vulnerável. Queremos que a consciência no trânsito comece desde o primeiro contato.”
Patrulha Educativa reforça abordagem direta com motociclistas
Como parte da semana temática, o Detran-RO também executa a ação chamada “Patrulha Educativa”, seguindo diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta é promover uma abordagem educativa junto ao público motociclista, levando orientações sobre o uso correto de equipamentos de segurança, conduta preventiva e legislação de trânsito.
O diretor da Eptran, Fábio Pessolato, pontuou que cada sinistro de trânsito representa uma tragédia que pode ser evitada:
“Cada sinistro é mais do que um número. É uma vida abalada, uma família afetada, um leito de hospital ocupado por algo que poderia ter sido evitado. Por isso, o Detran continuará orientando, conscientizando e educando os condutores para que todos cheguem ao destino com segurança.”