Porto Velho (RO) — A Prefeitura de Porto Velho dá mais um passo importante na descentralização da administração pública com a posse, nesta sexta-feira (1º), dos novos administradores distritais eleitos com participação inédita da população. A cerimônia acontece às 9h, no Teatro Banzeiros.
A eleição ocorreu no dia 20 de julho com apoio da Justiça Eleitoral de Rondônia, que disponibilizou 100 urnas. Dos 34.168 eleitores aptos nos 13 distritos — 9 na região da BR-364 e 4 na área ribeirinha do baixo Madeira —, 11.021 participaram da votação para escolher três representantes de cada localidade. A lista tríplice foi submetida ao prefeito Léo Moraes, que indicou o gestor de cada distrito.

“Esse feito inédito é a materialização do nosso compromisso em aproximar a Prefeitura das comunidades mais distantes, tornando a gestão mais célere, menos burocrática e eficiente”, destacou o prefeito Léo Moraes.
Segundo o presidente da comissão eleitoral, Cassio Vidal, Porto Velho possui uma extensão territorial maior que alguns países europeus, o que motivou o novo modelo de gestão distrital. “O administrador distrital funciona como os olhos e ouvidos da Prefeitura, sendo o elo direto entre gabinete e comunidade”, explicou.
Antes, a escolha era feita de forma comissionada, sem critérios objetivos. Agora, cada distrito tem um representante eleito pela própria comunidade, que contará com o apoio da Superintendência Municipal de Distritos (SMD), além de máquinas, equipamentos, equipes, orçamento próprio e suporte de outras secretarias municipais.
Cassio Vidal afirmou que a estrutura garantirá que demandas locais sejam resolvidas com agilidade, deixando apenas os casos mais complexos para decisão do gabinete do prefeito. A meta é fortalecer serviços como recuperação de estradas, limpeza urbana, pavimentação, novas Unidades Básicas de Saúde, melhorias na segurança pública e demais ações que beneficiem diretamente os moradores.
“Vamos acompanhar metas e resultados de cada distrito para garantir qualidade de vida e reforçar o senso de pertencimento da população”, finalizou o prefeito Léo Moraes.