SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Caixa Cultural completa 45 anos de história, celebrando a cultura brasileira

Há quase meio século, a Caixa Cultural investe em artistas e projetos que conectam e celebram as diversas culturas brasileiras, com sete unidades pelo país e planos de expansão para Belém e São Luís.

Por Secom Caixa - 30

Publicado em 

Caixa Cultural completa 45 anos de história, celebrando a cultura brasileira

A Caixa Cultural completa, no dia 12 de agosto de 2025, 45 anos de história conectando e celebrando as culturas brasileiras. Fundada em Brasília em agosto de 1980, a instituição conta com sete unidades espalhadas pelo país: em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. Há planos para sua expansão em mais duas capitais, Belém e São Luís.

Para Celmar Batista da Silva, gerente nacional de Promoção e Cultura da Caixa, “a história da Caixa Cultural com os brasileiros tem sido construída com solidez ao longo desses 45 anos, apoiando todas as culturas brasileiras e sempre convidando os visitantes a vivenciar a arte e a cultura com a gente”.

Histórico

A Caixa Cultural surgiu a partir de um movimento para desenvolver atividades de preservação de acervo museológico e de encomendar obras de arte a renomados artistas brasileiros, ilustrando bilhetes de loteria de sorteios comemorativos. A primeira unidade foi inaugurada em Brasília, em 12 de agosto de 1980, no prédio anexo à Matriz da Caixa. Naquela época, conhecido como Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, o espaço era composto por um museu, uma biblioteca, uma pinacoteca e um auditório, com a finalidade de preservar e divulgar o patrimônio artístico e histórico da Caixa por meio de exposições e eventos culturais.

Ainda na década de 1980, a Caixa passou a incentivar a ocupação de suas agências e prédios administrativos com obras de arte, peças de teatro e cantatas de Natal, muitas vezes protagonizadas pelos próprios funcionários da instituição. Essas iniciativas se consolidaram com a incorporação pela Caixa do patrimônio do Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986, e a instalação definitiva de dois Conjuntos Culturais da Caixa em antigos edifícios do extinto banco em 1989: no Rio de Janeiro (Teatro Nelson Rodrigues) e em Curitiba (Edifício Sede II). A década de 1980 terminaria com a inauguração do Museu da Caixa no histórico Edifício Sé, no centro de São Paulo, em 29 de agosto de 1989, que foi o embrião do futuro Conjunto Cultural da Caixa em São Paulo.

Na década de 1990, a Caixa decidiu iniciar a reforma do edifício que abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas em Salvador, datado do final do século XVII. O projeto resultou na inauguração da primeira unidade do Conjunto Cultural da Caixa na região Nordeste, em 22 de outubro de 1999.

Em 2005, os conjuntos culturais foram renomeados para Caixa Cultural. No ano seguinte, o banco anunciou a aquisição de mais um edifício histórico: o Edifício Arnaldo Dubex, de 1912, localizado na Praça do Marco Zero, em Recife, destinado à futura sede da Caixa Cultural na capital pernambucana. A expansão continuou em 2012, com a inauguração de duas novas unidades: a Caixa Cultural Recife, em 15 de maio, e a Caixa Cultural Fortaleza, em 1º de junho, instalada no prédio da antiga Alfândega do Porto, datado de 1891.

Ao longo desse quase meio século de história, a Caixa Cultural consolidou-se como um dos principais fomentadores da arte no Brasil. O Programa Educativo Caixa Gente Arteira é hoje um dos maiores realizadores de ações de mediação cultural, de arte-educação e de educação patrimonial pelo Brasil. Em 2023, a Caixa retomou o modelo de seleção pública para os projetos culturais patrocinados para ocupação de seus espaços. Desde então, estima-se que a operação da Caixa Cultural gera mais de 10 mil empregos diretos ou indiretos por ano. Desde 2022, após a pandemia de COVID-19, quase 2 milhões de pessoas já passaram pelos espaços da Caixa Cultural.

Hoje, com quase 50 espaços ativos em suas unidades – entre teatros, salas de cinema, galerias e espaços para atividades de arte-educação –, a Caixa Cultural continua a contribuir significativamente para a diversidade artística e cultural do país, mantendo viva a memória e promovendo o acesso democrático à arte.

Futuro da Caixa Cultural

O processo Seleção Caixa Cultural – Programação 2026/2027 está em andamento e vai garantir o investimento de R$ 120 milhões na seleção de projetos que irão compor a agenda de suas unidades entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027. Os eventos serão nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências, além de festivais de dança, música ou teatro.

Em outubro deste ano, a Caixa inaugura um novo espaço cultural em Belém, como parte das ações do banco na COP30. Há ainda a previsão da abertura de uma nova unidade em São Luís.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Professores e estudantes do ensino fundamental podem participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que busca conscientizar sobre consumo responsável de energia.
L
Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

O Superior Tribunal Militar informou que a análise sobre a perda de patentes dos militares condenados pelo STF por trama golpista depende de ação do Ministério Público Militar.
L
Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Grupo Fina Batucada se apresenta gratuitamente neste sábado (13), às 19h, em espaço cultural do shopping
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Quase 1.600 quilômetros de estradas foram beneficiados
L
Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Mostra reúne seis artistas rondonienses e aproxima jovens das artes visuais da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Silvana Fontenele Xavier

No Fonte de Vida desta sexta, 12, às 16h, recebemos Silvana Fontenele Xavier. Nascida em Pedreiras, Maranhão, filha de Leimar Reais Xavier e Raimunda Nonata Fontenele, ela é servidora pública, auxiliar e técnica de enfermagem, enfermeira, casada, mãe de quatro filhos, avó de doze netos e bisavó de dois. Poetisa desde os 11 anos, já publicou três livros e tem paixão pelo trabalho com idosos em Porto Velho, no bairro Tancredo Neves.
L
Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade até sábado (13).
L
Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Ex-presidente pode ficar inelegível por décadas após condenação pelo STF por tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

De acordo com informações da PM, o rapaz já responde por tentativa de homicídio.
10
Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Ação do Denarc, sob comando do delegado Jó Lopes, contou com apoio da PM, cumpriu 22 mandados e prendeu 12 suspeitos de tráfico de drogas.
12
PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-364, em Porto Velho, com 62 tabletes de pasta base de cocaína.
10
Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

A vítima foi socorrida e encaminhada para a Policlínica Dr. José Adelino, no bairro Ulisses Guimarães.
12
Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Oleir Chaves de Souza, de 55 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta sexta-feira e não resistiu.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Investimento da Sesau garantiu cirurgias de alta complexidade, reduziu filas de espera e fortaleceu o atendimento público no SUS em Rondônia.
L
Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Sob comando do coronel Nivaldo Ferreira, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais registra redução de focos e amplia parcerias estratégicas.
L
Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT-14 realiza primeira edição do Concilia Café em preparação à Semana Nacional da Execução Trabalhista

Evento teve o objetivo de intensificar os esforços pela conciliação e diálogo junto aos grandes litigantes.
L
Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Gestão do governador Marcos Rocha amplia atendimentos e reduz filas no estado.
L
CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

Rondônia torna-se pioneira no Norte ao abrir mercado nacional para agroindústrias locais.
L
TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

Tribunal conquista 4ª posição geral no iGovTIC-JUD 2025 e lidera entre os regionais de pequeno porte.
L
Rondônia atinge produção recorde de grãos

Rondônia atinge produção recorde de grãos

O estado de Rondônia ampliou sua área de cultivo e produtividade, atingindo 5,4 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25, aumento de 30,1%.
L
Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Cerca de 2,3 milhões de pensionistas já foram ressarcidos pelo esquema de cobranças indevidas do INSS, segundo o Ministério da Previdência Social.
L
IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

O Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia tem vaga para professor substituto. Salário inicial pode chegar a R$ 8 mil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.