Rondônia receberá 20 novos peritos médicos federais para atuar nas Agências da Previdência Social. Com a chegada desses profissionais, o estado aumentará em 111,11% sua capacidade operacional de perícia médica. Atualmente, Rondônia conta com 18 peritos em atividade. A Região Norte, que registra o maior tempo de espera por perícia no país, receberá um total de 88 novos peritos, com um ganho de capacidade de 46,56%.
Distribuição dos Novos Profissionais no Estado
Os 20 novos peritos médicos serão distribuídos em oito municípios rondonienses: Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno e Vilhena.
As contratações são resultado de um concurso público realizado em fevereiro deste ano, o primeiro após 15 anos sem novas admissões na área. Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Previdência Social publicou no Diário Oficial da União a nomeação dos primeiros 250 profissionais em todo o país. A chegada desses novos servidores é vista como uma contribuição significativa para a agilidade no atendimento e para o enfrentamento da fila do INSS.
Impacto e Perspectivas do Ministro
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou a “mudança histórica” no quadro geral da perícia médica, especialmente nas regiões mais necessitadas. “Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera por uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito aguardada e vai gerar um impacto enorme no atendimento da ponta aos nossos segurados”, declarou o ministro.
A distribuição das vagas por estado foi definida com base na demanda, considerando o tempo médio de espera por uma perícia médica e a localização estratégica para a realização dos atendimentos. Considerando os prazos para apresentação de documentos e tomada de posse, os 250 peritos médicos nomeados deverão estar em exercício ainda no mês de agosto.
O concurso do Ministério da Previdência Social, realizado em 16 de fevereiro pelo Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, contou com a participação de quase 14 mil candidatos.