O Programa Rondônia Cidadã, executado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), realizou 9.640 atendimentos em julho de 2025, beneficiando moradores de quatro localidades.
Nos dias 5 e 6 de julho, o programa atendeu 1.033 pessoas em Vitória da União, distrito de Corumbiara. Na semana seguinte, em 12 e 13 de julho, Rolim de Moura recebeu a ação, somando 3.224 atendimentos. Já nos dias 19 e 20, foi a vez do distrito de Santana do Guaporé, em São Miguel do Guaporé, com 2.439 atendimentos. O mês fechou com 2.944 serviços ofertados no distrito de União Bandeirantes, em Porto Velho, nos dias 26 e 27.
O Rondônia Cidadã facilita o acesso da população a serviços como emissão de documentos, consultas de saúde, orientação jurídica, entre outros, aproximando o poder público de quem mais precisa.
Para o governador Marcos Rocha, cada atendimento é uma oportunidade de transformação. “Com o Rondônia Cidadã, levamos dignidade, facilitamos a vida do cidadão e aproximamos o governo de quem mais precisa. Cada atendimento representa uma história transformada”, destacou.
A moradora do União Bandeirantes, Larissa Butel, comemorou ter conseguido dar entrada no salário maternidade durante o mutirão. “As pessoas me atenderam muito bem e eu saí feliz demais”, disse.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou o impacto do programa. “O Rondônia Cidadã é prova do compromisso em garantir cidadania e acesso a direitos básicos. Em julho, tivemos grande adesão, o que mostra a importância dessa ação em todas as regiões”, frisou.
A próxima edição já está agendada para o Residencial Capelasso, em Ji-Paraná, nos dias 2 e 3 de agosto. Os atendimentos acontecerão no sábado, das 8h às 16h, e no domingo, das 8h às 12h. Esta será a segunda ação do programa no município apenas em 2025 em junho, o distrito de Nova Londrina recebeu o Rondônia Cidadã, com 1.876 atendimentos realizados.